-
Arquitetos: Duda Porto Arquitetura
- Área: 40 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Atermide (Dimlux), Casa Julio, Deca, Foscarini, Foscarini (Dimlux), Guilha, LZ Studio, Landscape, Logaf, Lumini, Parquet Nobre, Sanglass, Studio Zanine (Dimlux), Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito arquitetônico desse projeto foi produzir uma arquitetura simples, onde sua plasticidade lembra o formato de uma casa, trazendo o aconchego familiar. Em contraponto essa arquitetura traz na sua plástica inovação, sofisticação, integração com verde e sustentabilidade alinhada com a tecnologia.
Apostamos em linhas simples para esse projeto pois acreditamos que é essa simplicidade que traz a sofisticação para a casa. Além disso, assim como toda a marca Grou, essa arquitetura é de fácil montagem e pode ser levada para qualquer área do país, adaptando-se facilmente as condições locais, se moldando a qualquer entorno, mas sempre compondo o espaço de uma maneira harmoniosa. É um protótipo de um empreendimento imobiliário que serve tanto para residências como para hotéis e pousadas: a casa sustentável, em módulos que podem se conectar e ampliar de acordo com a vontade e a necessidade do cliente. Na mostra, tudo foi montado em 15 dias. Para projetos residenciais, a casa fica pronta em apenas dois meses.
A proposta é fabricar um produto de design diferenciado aliado à praticidade de uma produção pré-fabricada, para isso a produção é bem planejada e sua execução detalhada. Tem durabilidade comprovada e foi pensada para receber toda infra-estrutura de novas tecnologias e sustentabilidade.
A sustentabilidade desse projeto pode ser encontrada desde a escolha dos revestimentos até a propostas maiores tais como captação de águas pluviais, placa solar e energia fotovoltaica. Além disso, fizemos uma construção seca, que não provoca resíduo e tem desperdício zero. Dessa forma, como revesmento interno, estamos propondo o uso da madeira de reflorestamento - piso, parede e teto. Além disso estamos apostando em uma arquitetura com panos de vidro a fim de ter maior aproveitamento de luz natural, reduzindo a necessidade do consumo de energia.
A construção dos produtos Grou é feita módulo a módulo, com uma atenção especial nos detalhes. Além de se encaixarem no padrão logístico de mobilidade (podendo ser transportado para qualquer lugar), busca atender de todas as maneiras o conceito da casa. Podem ser utilizados de maneira isolada ou acoplados entre si permitindo a ampliação em extensão ou em altura. A produção do módulo é feita totalmente em fábrica e o processo de montagem in loco é realizado além que causar o mínimo impacto no meio ambiente.
É um produto que permite a combinação de infinitas soluções. Na habitação a casa podese crescer com a necessidade da família através da colocação de novos módulos, sem prejuízo a estrutura já existente. Assim como permite soluções imobiliárias como condomínios, escritórios, etc. O projeto consiste em um módulo principal de 7,95m por 4,30m e anexado a ele um banheiro de 5,10m², totalizando uma construção de 39,30m². Já sua área externa contempla uma casa na árvore, uma pet house e uma horta. A casa é feita em estrutura metálica com revestimento termoacústico, madeira tipo OSB, manta hidrofugante e, por fim, placa cimenticia.
Para o módulo principal estamos propondo um loti, onde temos um quarto bem iluminado com panos de vidro e de aberturas nas laterais e anexado a ele um banheiro com pergolado no teto, uma parede verde na parte da bancada e vidro nas laterais, uma arquitetura mais leve a fim de não competir com a forma arquitetônica do loti. Além disso, a casa está implantada em um jardim, deixando o projeto totalmente integrado com a parte externa, onde Tiramos partido para propor uma horta. Na área externa, um deck com lounge e uma lareira “dupla face”, ou seja, serve tanto ao deck como ao interior da casa. A decoração da área interna conta com itens como a poltrona Shell e mesa de apoio Conina (LZ Studio) e peças do antiquário Arnaldo Danemberg, como bancos, uma mesa lateral e um baú. Já na área externa, tudo é da LZ Studio (poltronas, sofá Ana e mesa Lumnia), que também assina a produção da casa na árvore.
Como proposta para esse projeto também estamos trazendo as Cisternas embudas na parede da Waterbox, tanques vertiais slim para armazenamento de água em espaços reduzidos, onde o intuito é poder ter um estoque de água limpa, sendo ela de reuso ou da chuva em áreas urbanas. Cada cisterna comporta até 100 litros d'água, no entanto, os Waterbox também são modulares (você pode conectar uma à outra), de forma que tudo depende da sua necessidade e disponibilidade de espaço. Uma curiosidade é que as três casas têm o mesmo formato, apenas escalas diferentes.